Lições de VidaNetos

UM NOVO NOME!

Por 10 de fevereiro de 2012 2 Comments

LORENZO

Lorenzo é o integrante mais novo da minha família. Ele tem dois anos e cinco meses e não tem nossa herança biológica. É uma criança que foi escolhida para receber o nosso amor, carinho e instruções para a vida. Ele foi bem vindo antes de ser visto. Terá mãe, pai, irmã, primos, tios e avós. E, todos estamos abençoados com a presença dele.

Nos dias que antecederam o encontro com Lorenzo, foram cheios de expectativa e conjecturas: Como seria o cabelo? Os olhos? A pele? A personalidade? Enfim, mil perguntas vinham a mente, principalmente dos pais. Mas desde o início já estava decidido – aquele menino já era da família. Só faltava ir buscá-lo.

Além destas angústias que se misturavam com uma extrema alegria, ainda tinha a questão do nome que até então tinha sido dado ao Lorenzo. Não queríamos aquele nome. “Mas como fica na cabeça de um menino de dois anos e meio a mudança do nome?” Perguntava a mãe.

Veio a minha memória, pessoas que mudaram os próprios sobrenomes, outros que mudaram os nomes, outras que receberam outros nomes, até que me lembrei das histórias bíblicas. Lembrei de Moisés, que provavelmente só recebeu este nome quando já tinha entre 5 e 6 anos. Lembrei de Pedro, que antes era Simão, mas teve seu nome mudado por Cristo. Lembrei de Saulo, que depois da experiência transcendental recebeu o nome de Paulo. E, claro, não pude deixar de lembrar de Jacó, que teve seu nome mudado para Israel, depois do encontro marcante com Deus.

Todas as mudanças que citei trazem também o sinal de um novo começo. É a marca de que dali para frente a vida seria outra. A história mudaria radicalmente. Não é possível arrancar alguma página da história de vida de uma pessoa. Mas é possível, virar a página e começar do zero um novo capítulo. O passado estará sempre na vida de uma pessoa. Carregamos nossa história em nossa memória, mesmo que inconsciente, e em nosso corpo, mas é possível reescrevê-la de uma nova forma. É possível dar a ela rumos e caminhos até então desconhecidos.

E por esta razão que agora um menino se chama Lorenzo. Sua vida terá outros rumos. Outros caminhos, outros amores e outros rostos. Semblantes que ele nunca vira antes, agora participam da vida dele.

No meu coração e no coração de tantos outros abriu um espaço para uma nova vida. Para um novo ser. Há um lugar para Lorenzo! E ele abriu espaço para nós em seu interior!

Bem vindo, querido!

Obrigada por nos permitir desfrutar da sua vida, das suas decobertas e das sua transofrmações!

2 Comments

Deixe seu comentário