mudançasVida

CACOS e MOSAICOS

Por 13 de junho de 2020 Sem comentários

Numa das minhas caminhadas passei por uma das calçadas da Via Mariana, e percebi algo novo: A calçada que antes era só buracos foi refeita. Está plana e decorada com cacos de cerâmica colorida. Ficou um charme. Impossível passar por ali sem olhar para o chão e perceber que o velho e o quebrado, que poderiam ser descartados, deram um efeito alegre e florido naquele pedaço.

O que antes era só um pedaço de um quadrado ou de um círculo, ou de um retângulo agora no conjunto com outros cacos tornaram-se flores coloridas enfeitando o chão e dando vida a um lugar que antes não tinha nenhuma graça.

Lembrei de vidas humanas. De pessoas, que muitas vezes são golpeadas de tal forma, por outros ou por si mesmas, ou ainda pelos acidentes da natureza, que se quebram e quando menos esperam se tornam em muitos pedaços. Para continuarem na vida, precisam sair à cata dos cacos quebrados, pisados, rejeitados e espalhados.

Mas quem disse que os cacos precisam se tornar inúteis?

É possível se refazer juntando os cacos, sim! Pode-se dar novas formas e novos tons na vida, revelando e ainda repartindo muita riqueza e beleza! E desta forma o colado refeito, supera em muito o que existia antes!

Não desista dos seus cacos!

Juntei aqui a canção Renovo do Paulo Baruk, que tem tudo a ver com o se refazer!

(Esther Carrenho Agosto 2021)

Deixe seu comentário